PATRIOTISMO

      O termo vem de “patriota”, do radical latino “pátria” = país natal. É o sentimento de amor à Pátria. É um sentimento complexo no qual podemos descobrir vários componentes:
      1º) O desinteresse – amor, portanto puro, que não visa a vantagens pessoais, mas, ao contrário, é capaz de sacrifício, inclusive o da própria vida.
      2º) O realismo, isto é, o verdadeiro amor patriótico é dedicado à Pátria, sem necessidade de uma imagem fantástica e ufanista.
      3º) A permanência – é um amor fiel e constante, nas horas de glória e de humilhação.
      4º) Amor sem invejas, nem rivalidades – o patriota sabe que existem outras pátrias maiores, mais poderosas, com maior riqueza de criações científicas ou artísticas. Isto, longe de despertar nele o ressentimento, constitui um estímulo para trabalhar mais para a grandeza de sua Pátria.

      O Patriotismo se distingue do Nacionalismo, principalmente pelas duas últimas características. O Nacionalismo se manifesta como uma espécie de estado febril do Patriotismo, que se faz sentir em determinados períodos da História de um povo, especialmente por ocasião das lutas pela emancipação política ou econômica.
      O verdadeiro patriotismo, porém, não se deve reduzir a uma simples emoção sentimental. Como todo amor autêntico, deve exprimir-se em obras, principalmente no cumprimento dos deveres cívicos e na solidariedade com os compatriotas.

      O NACIONALISMO é um fenômeno psicossocial de exaltação da própria nação. Por vezes, quando captado por pessoas dotadas de maior capacidade para sentir e exprimir em conceitos as vivências coletivas, chega a se formular em termos de uma doutrina.
      Nacionalismo é uma forma aguda de sentimento patriótico, que emerge nos momentos de crise nacional, propicia e acompanha as fases de mais intenso desenvolvimento. É, de si, um fenômeno sadio, sempre que conserva a necessária lucidez para não descambar em formas exageradas de chauvinismo e xenofobia.
      O Brasil passou por várias fases de nacionalismo agudo, todas elas caracterizadas por uma tomada de consciência da oposição, entre os interesses da população e os da metrópole, ou do estrangeiro, em geral.

      Por este motivo afirmamos que é chegado o momento de resgatar o NOSSO NACIONALISMO.
      Há um estado febril em nosso país e ele precisa ser curado. Esse doentio estado é da completa entrega de nossas instituições ao comando de uma quadrilha disfarçada de partidos políticos.

VENHA TRABALHAR CONOSCO !

Voltar

Nossa Proposta
União pelo Brasil


DIVERSAS IDÉIAS
UM FOCO

Esta página foi criada para congregar os diversos grupos de nacionalistas, patriotas, idealistas e auto-motivados Brasileiros que estão cansados de verem sempre as mesmas injustiças sendo cometidas em nosso país.

Temos um propósito claro:
A DENÚNCIA !
Temos uma arma poderosa:
COMPROMISSO COM O PAÍS !
Temos o apoio fundamental:
O SEU !
Participe de nossas ações e colabore
com artigos para que possamos
cada vez mais restabelecer o lema
que ilustra nossa bandeira:

ORDEM E PROGRESSO


@nacionalismo_br


PATRIOTISMO

Texto de abertura de nossa página na Internet quando de seu lançamento em 05/03/2009.
LEIA MAIS >>


A UNAC apóia
as seguintes iniciativas:




Extradição de
Cesare Battisti

O portal nacionalismo.com.br nasceu com a ideia de defender o Brasil da invasão de comunistas, terroristas que pediriam asilo em nosso país para escapar das garras de Lei em seus paises de origem.
LEIA MAIS >>

©2009 Nacionalismo é o Caminho Contato
Adicione a sua comunidade ao nacionalimo.com.br